sábado, 20 de dezembro de 2008

COCAÍNA - EFEITOS E MALEFÍCIOS

É uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo. A cocaína é um psicotrópico (atua quimicamente sobre o psiquismo, ex.: tranqüilizantes, estimulantes, etc), pois age no Sistema Nervoso Central, isto é, sua atuação é no cérebro e na medula espinhal, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e ações das pessoas.

Há dois tipos de envenenamento pela cocaína: um caracterizado pelo colapso (diminuição da excitabilidade nervosa) circulatório e, o outro, pela intoxicação do Sistema Nervoso Central - o cérebro, que é o órgão da mente. A respiração primeiro é estimulada e depois decai. A morte se sucede devido ao colapso cardíaco.

As alucinações provocadas pelo consumo de cocaína são terríveis: no início, um pouco de prazer, mas com o decorrer do tempo o usuário pode ouvir zumbidos de insetos, queixando-se de desagradável cheiro de carrapatos; sente que pequenos animais imaginários, como verme e piolho, rastejando embaixo de sua pele, e as coceiras ou inquietações quase o levam a loucura. Nos casos agudos de intoxicação, pode haver perfuração do septo nasal (parede que separa o lado esquerdo do lado direito do nariz), quando a droga é aspirada ou friccionada (esfregada) nas narinas; e queda dos dentes, quando a fricção for nas gengivas.

A maneira como a cocaína é usada pode ter influência nos efeitos. Quanto mais rápido a cocaína é absorvida e enviada para o cérebro, maior será a euforia experimentada. O reforço do próprio uso e a possibilidade de efeitos colaterais (adversos) também são maiores.

Mascar folhas de cocaína devagar e continuamente. As folhas de coca apresentam apenas o equivalente a 1% do seu peso de cocaína, portanto são engolidas quantidades relativamente pequenas ao mascar. Esses fatores contribuem para manter níveis baixos de cocaína no sangue e, portanto, significativamente menos euforia.
A cocaína extraída das folhas e purificada com um sal (hipoclorido). Nesta forma, a cocaína pode ser absorvida por inalação e pode ser injetada. A inalação (cheirar) produz níveis rápidos e também declives rápidos. Os níveis de cocaína no cérebro, suficientes para surtir efeitos, são atingidos de 3 a 5 minutos. Os efeitos da injeção intravenosa (aplicado no interior das veias) são ainda mais rápidos, menos de um minuto.

Fumar produz efeitos em um tempo mais curto que a injeção intravenosa, normalmente abaixo de 10 segundos. Duas formas de base para a cocaína tem sido usadas para fumar - "freebase" e "crack". Essas formas são psiquicamente idênticas, mas são preparadas de forma diferente. "Freebase" refere-se à base isolada em éter depois de tratada com sal dissolvido em água com amônia. O éter é evaporada para obter uma droga muito pura e sólida. "Crack" refere-se à forma não salgada da cocaína isolada numa solução de água, depois de um tratamento de sal dissolvido em água com bicarbonato de sódio. Os pedaços grossos secos têm algumas impurezas e também contém bicarbonato. Os últimos estouram ou racham (crack) como diz o nome.




Corte cerebral pós-morte de um adito em cocaína. A lesão mostrada refere-se a uma hemorragia cerebral massiva e está associada ao uso da cocaína.

Os malefícios da cocaína

A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o usuário. Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia, sangramento no nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal, e como dito antes, podendo até mesmo causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória. No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. A ação da cocaína no corpo é poderosa, porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.

Fonte: www.abcdasaude.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DEPRESSÃO E TRANSTORNOS AFETIVOS

Quando se pensa em transtornos psíquicos, logo se pensa no louco clássico, que queima dinheiro ou que pensa que é Napoleão, ou Deus. Uma das áreas da psique que tem sido mais atingida e causado problemas é a área dos afetos. Para quem não sabe, a afetividade se divide em 3 sub áreas a saber: Humor, sentimentos e emoções. Como em tudo que falamos se fala em transtorno ou doença, quando estas áreas se encontram desequilibradas, exageradas ou escassas.

Destas 3, a que tem mostrado um aumento na incidência é a área do humor. Se você não sabe, o humor também é conhecido como estado de espírito. Se mostra através de nossos estados de ânimo. Quando o nosso humor está em alta, nos sentimos dispostos, animados, otimistas, acreditando na vida e em nós mesmos. Sentimo-nos fortes e capazes, a necessidade de dormir diminui, rimos com facilidade, ficamos bem humorados. Quando esta alta começa a ficar exagerada, o humor começa a ficar irritadiço, a impaciência começa a tomar conta de nós, nossa capacidade de relaxar desaparece e não aceitamos nenhum tipo de limite, estando dispostos para a briga e chegando as vias de fato com facilidade. Como conseqüência, os pensamentos eufóricos e idéias de grandeza tomam conta da nossa mente, gastamos o dinheiro com facilidade, sempre supondo que depois daremos um jeito em qualquer dificuldade que acontecer. Quando o humor está em baixa, sentimo-nos cansados e desanimados, uma sensação difusa de fraqueza toma conta de nosso espírito. Pensamentos angustiantes e pessimistas dominam a nossa mente. O movimento para enfrentar os problemas de vida diminui e a nossa autoconfiança cai. Quando esta baixa fica exagerada os pensamentos negativos nos dominam, uma sensação permanente de derrota e de não acreditar na vida se acentua. Idéias de ruína, de fracasso começam a nos atormentar, possibilidades de doença e até delírios hipocondríacos.


Estas variações em nosso estado de humor fazem parte da fisiologia normal de nosso cérebro e de nosso comportamento. Quando ficam exageradas e acontecem com uma certa freqüência são consideradas e tem nome: “Transtorno Afetivo Bipolar”. Quando os exageros acontecem para o lado da euforia, da excitação o transtorno é chamado de mania ( que nada tem a ver com as manias do TOC), que podem ser classificadas como leve, moderada e grave. A pessoa portadora de Mania tem o exagero apenas nos estados de excitação, são pessoas hiper ativas e a sua incidência é relativamente rara. Como os estados de humor são cíclicos, o Transtorno Afetivo Bipolar que apresenta sintomas nos 2 extremos do humor é mais comum. Neste tipo de transtorno a pessoa tem episódios de mania e de depressão que podem se intercalar, ou mostrar o predomínio para uma das 2 polaridades. E na outra ponta temos os estados depressivos onde o que predomina é a baixa do humor.


Acredita-se que por volta de 15% da população tenha estados de ânimo depressivos importantes e dignos de tratamento.

Quando a pessoa não tem estados de ânimo exagerados, porém crônicos e repetitivos, estes transtornos são classificados como distimias. Um dos estados mais comuns são os estados de mal humor que quando crônicos e persistentes devem ser tratados como se fossem estados depressivos.

Fonte: www.ansiedade.com.br