terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cirurgias estéticas: cresce a colocação de próteses de silicone, abdominoplastia e redução de mamas masculinas segundo estatísticas da BAAPS

A estatística anual da Sociedade Britânica de Cirurgia Plástica Estética (The British Association of Aesthetic Plastic Surgeons - BAAPS) mostra que:

● Foram realizados 34.187 procedimentos cirúrgicos estéticos, por membros da Sociedade Britânica de Cirurgia Plástica Estética, em 2008, no Reino Unido. Um aumento de 5,4% em relação a 2007, quando 32.453 tinham sido realizados, sendo que 31.183 procedimentos (91%) foram realizados em mulheres.
● Para as mulheres, o procedimento mais frequente é a colocação de próteses de silicone para aumento do tamanho dos seios - foram blefaroplastia (queda de 12% em relação a 2007), lifting no pescoço e na face (aumento de 2,8%), abdominoplastia aumento significativo de 30,5%) e redução das mamas (aumento de 11%).
● A abdominoplastia teve aumento em ambos os sexos, com 3.638 procedimentos realizados, um aumento de 30% em relação a 2007.
● Nos homens os cinco procedimentos mais frequentes são rinoplastia (queda de 2,5% em relação a 2007), blefaroplastia (aumento de 9%), otoplastia(aumento de 21,5%), liposucção (redução de 18%) e redução das mamas (aumento expressivo de 44%).

O Presidente da BAAPS, Douglas McGeorge, informa que todas as pessoas que consideram fazer uma cirurgia estética devem ter em mente que nenhum procedimetno está isento de riscos. Quando realizadas nas circunstâncias ideais, as cirurgias estéticas podem ter um impacto positivo e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

Veja as estatísticas em: The British Association of Aesthetic Plastic Surgeons

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Tranquilidade e extroversão podem levar a um risco 49% menor de desenvolver demência, segundo pesquisa publicada na Neurology

Estudo publicado na revista da Academia Americana de Neurologia, Neurology, conduzido por pesquisadores de Estocolmo - Suécia, relata que pessoas com baixo neuroticismo e extrovertidas podem ter menor probabilidade de desenvolver demência (deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa).

Participaram do estudo 506 idosos sem demência no início da pesquisa. Eles foram acompanhados por 6 anos. Durante este período, 144 deles desenvolveram demência A personalidade e o estilo de vida de cada um foram estudados através de questionários e a demência foi diagnosticada por especialistas de acordo com os critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-III-R (DSM-III-R).

As conclusões mostraram que pessoas com baixo neuroticismo associado à extroversão são as de personalidade com menor risco de demência. Estas pessoas podem ter um risco 49% menor de desenvolver esta patologia.

Fonte: Neurology

Uece forma a primeira turma do Curso de Medicina

Trinta e nove alunos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) colarão grau nesta terça-feira (06), às 20 horas, no Theatro José de Alencar. A solenidade será presidida pelo Reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe. O orador docente da turma será o professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva, coordenador do Curso de Medicina da Uece, e a oradora discente, Kathiane Lustosa, concludente do curso. Os novos concludentes serão saudados pela Orquestra de Câmara Eliazar de Carvalho (Orcec).

Dentro da programação de término do Curso, acontecerá o lançamento do livro "Curso de Medicina da Uece: concepção, criação e implantação (2002-2008)", de autoria do Prof. Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva, na segunda-feira (5), às 10 horas, no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no Campus do Itaperi. Logo em seguida, às 11 horas, haverá o descerramento das placas do Curso. A Aula da Saudade acontecerá no mesmo dia, às 18h30min, no Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), no Campus do Itaperi, será proferida pelo Professor Jackson Coelho Sampaio, Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Uece.

O Curso de Medicina da Uece foi criado em 2002, na gestão dos professores Manassés Claudino Fonteles, Reitor, e Francisco de Assis Moura Araripe, Vice-Reitor. O primeiro vestibular aconteceu em 2003, com 2.540 candidatos inscritos para 40 vagas, com 63,50 candidatos por vaga. O curso atualmente, ainda mantém a maior concorrência do vestibular. A Aula Magna Inaugural que aconteceu no dia 25 de março de 2003, na sede da Unimed Fortaleza, foi pronunciada pelo renomado médico cardiologista Dr. Adib Domingos Jatene, confirmando um nascimento esplendoroso do curso.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Os perigos da automedicação: cuide melhor da sua saúde. Evite o uso indiscriminado de medicamentos

O uso inadequado de medicamentos pode levar desde a uma reação alérgica leve até a um quadro grave de intoxicação, além de mascarar alguns sintomas de uma doença mais grave, atrasando o diagnóstico e comprometendo o tratamento.

Segundo revisão dos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Intoxicações Tóxico-Famarcológicas - SINITOX, da Fundação Oswaldo Cruz, no ano de 2006 foram registrados 112.760 casos de intoxicação humana com 511 óbitos. Desses, 34.582 foram devidos à intoxicação por medicamentos gerando 106 óbitos. O documento não deixa claro quantos desses acidentes são devidos à automedicação. Deve ser levado em consideração também que muitos casos não chegam ao conhecimento dos órgãos encarregados das estatísticas. São os casos de subnotificação.

O acompanhamento médico é fundamental na hora de usar um medicamento, mesmo este sendo vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica. O médico é a única pessoa com as condições adequadas para avaliar as necessidades de um paciente, seu histórico de saúde, possíveis interações medicamentosas e possibilidades de alergias, prescrevendo de forma adequada um tratamento.

Por isso, a população deve estar atenta aos perigos do uso indiscriminado de medicamentos:

● A autimedicação pode levar a erros de diagnósticos, à escolha de uma uma terapia inadequada e pode retardar o reconhecimento de uma doença, com a possibilidade de agravá-la.
● Os medicamentos que já foram anteriormente prescritos podem não ser mais efetivos para uma reincidência da doença. A não ser que o médico já tenha orientado desta forma.
● Sintomas iguais podem ter causas diferentes. Os sintomas são apenas um dos indicativos de problemas de saúde. Antes da prescrição, a consulta médica, o exame clínico e a realização de exames complementares são fundamentais.
● Interações medicamentosas podem ter consequências graves para a saúde. O médico tem competência para avaliar que tipos de medicamentos podem ser tomados em conjunto.
● Os médicos devem ser cautelosos ao fazer suas prescrições, usando letras legíveis ou prescrições impressas, além de orientar sobre o uso correto e os cuidados quanto à substituição dos medicamentos prescritos.

Com o fracionamento das doses de medicamentos o Ministério da Saúde está ajudando a evitar a automedicação e os riscos de intoxicação, pois desta maneira o paciente leva para casa apenas a quantidade necessária para seu tratamento.

Cada um deve fazer a sua parte para evitar as complicações do uso indiscriminado de medicamentos.


Fonte: http://www.news.med.br